As atividades desenvolvidas pela Associação Abutrica são eco-responsáveis desde 2011, tendo implementado medidas ambientais ao longo das edições realizadas, exemplo disso foi a oferta de um copo de atleta, na edição de 2013 dos Trilhos dos Abutres, excluindo os copos descartáveis nos abastecimentos. Essa medida é utilizada até aos dias de hoje.
A conservação do meio natural é fundamental e há a necessidade de consciencializar as pessoas para adotarem uma atitude eco-responsável.
A criação do primeiro Centro de Estágio de Trail Running em Portugal também foi um importante avanço na área ambiental na medida em que houve uma optimização dos percursos, com a sinalética apropriada, fazendo com que o atleta não danifique zonas ambientais não sinalizadas.
Outro aspecto relevante foi a redução do número de vagas em cada prova dos Trilhos dos Abutres desde 2014 (cerca de 100 em cada prova), no sentido de amenizar a sobrecarga humana no meio ambiente.
O investimento em plataformas digitais em 2017, representou uma redução de 5.000 folhas de papel de impressão.
A Associação está a investir, cada vez mais, numa sinalética reutilizável para reduzir cerca de 10 km de fita usada anualmente.
Recentemente, estabeleceu uma parceria com a Ersuc, com o objectivo de criar um sistema de recolha seletiva para deposição de resíduos de embalagens provenientes do público e das entidades participantes, nas diversas áreas do evento (cerimónias, expotrail, feira gastronómica, abastecimentos, etc.),
A Associação Abutrica já apresentou outros projetos que visam diminuir a pegada ecológica.
Esse será o nosso principal foco.