A modalidade Trail Running é a que mais cresceu em Portugal nos últimos 6 anos. Estima-se que, no mundo, existam hoje cerca de 2.000.000 de participantes de corrida, sendo que 300.000 são participantes regulares nos trails. De salientar ainda que a Associação Portuguesa de Trail Running, maior associação de corrida no presente, conta já com 6.000 sócios.
Neste âmbito, o Trilhos dos Abutres é o evento de running mais mediático em Portugal, contando com cerca de 2.000 inscritos de 34 países diferentes que competem três provas competitivas, o Trail Ultra (55km), o Trail Longo (35km) e o Trail Curto (20km). A prova integra o Campeonato Nacional de Trail pelo sétimo ano consecutivo (desde a sua criação) organizado pela ATRP – Associação de Trail Running de Portugal. Decorre em paralelo com o evento, a Expotrail® que agrega 40 stands de material de corrida naquela que é o evento do género com maior dimensão no nosso país.
O Trilhos dos Abutres foi eleita a melhor prova a nível nacional com 900 votações no blog “Correr na Cidade”, e a atestar este facto, verifica-se que as inscrições das últimas edições foram absorvidas em apenas 5 minutos, em contraste com a média das restantes provas mais concorridas, que é de cerca de 5 semanas após publicação online.
À semelhança com o que de melhor acontece lá fora nas principais provas internacionais, das quais destacamos Chamonix, realizada nos Alpes, verifica-se um envolvimento crescente no evento, a simbiose perfeita entre a população do concelho que vive o evento como se de uma festa se tratasse, e que, à boa maneira beirã, tão bem sabe receber os turistas e apoiantes dos atletas que aderem a esta cada vez mais.
Verifica-se que, para além dos atletas, este evento mobilizou cerca de 300 voluntários e 20.000 visitantes que resultam em 6.500 dormidas, sendo, de facto, arrepiante verificar a moldura humana que visita o concelho, as Aldeias do Xisto e a Serra da Lousã, vibrando e envolvendo-se na natureza e no apoio aos atletas.
Deve-se ainda salientar a criação da primeira escola de trail em Portugal, cuja atividade
se encontra apoiada em três pilares fundamentais:
- incentivar e motivar as crianças para a prática desportiva;
- promover um estilo de vida saudável, assente numa hierarquia sólida de
valores transmitidos pelo desporto; - contribuir para um desenvolvimento harmonioso das crianças em termos
psicomotores, tendo como base o desporto Trail Running.
Todos estes fatores contribuíram para a realização do Campeonato do Mundo da modalidade em 2019.