Somos sinónimo de voluntariado, e na organização de todas os nosso eventos e atividades a Associação Abutrica conta com centenas de voluntários.
É neles que assenta a energia e a vontade de fazer acontecer, de quem dá tudo de si, em troca de nada!

Se te queres juntar a esta equipa e aventurares-te, contacta-nos.

Historia

Home  /  Abutres  /  Historia

2003

Um grupo de amigos juntou-se em Fevereiro para treinos semanais de futsal, tradição que se mantém até aos dias de hoje, todas as segundas-feiras. Neste ano, decidiram participar num torneio de futsal do município e necessitavam de colocar um nome na equipa. Surgiu “Abutres”, devido à expressão muito utilizada nos jovens em Miranda nessa altura.

Realizou-se um jantar de natal da equipa que mais tarde evolui para uma Gala Abutrica. Trata-se de uma cerimónia para homenagear os membros que se destacaram durante o ano, em diversas categorias, sendo a mais importante a de “Abutre do Ano”. É de facto um evento mítico dentro da comunidade abutrica, onde não falta diversão.

2005

Abutres Bike Team surgiu devido ao crescimento da modalidade de downhill, e mais tarde estendeu-se ao btt. A equipa contou com várias participações a nível regional e a realização de alguns eventos de downhill e btt.

 

2009

Ano da criação da Associação Abutrica a 17 de Fevereiro, dando início à realização de várias actividades.

Em Abril alguns sócios da Associação Abutrica partiram para a aventura “Operação:Marrocos”, uma expedição de cariz social, percorrendo zonas desfavorecidas de Marrocos, levando material didático a várias escolas do país.

Numa parceria com o Bike Clube de Coimbra realizaram-se duas provas de downhill em Vila Nova no mês de Junho e na zona histórica de Miranda do Corvo, o downtown no mês Setembro.

 

2010

Início da criação de algumas das actividades mais estruturantes da Associação Abutrica: o Abutres Cup, a revitalização de um torneio dos anos 70 e 80, no local mítico do Ringue Municipal de Miranda do Corvo.

Em Novembro realizou-se o primeiro passeio de todo-o-terreno da Associação Abutrica: o Abutres TT.

 

2011

A primeira edição dos Trilhos dos Abutres que teve a sua partida na Praça José Falcão, local onde realizou o 2019 Trail World Championships, passados 8 anos. Com uma distância de 37km, o carismático Luíz Mota fez o tempo mais rápido entre 180 finishers. Susana Simões foi a vencedora feminina.

 

2012

O primeiro encontro de amantes da marca Land Rover: o Land Abutrico. Um evento que se realiza no início do verão, num fim-de-semana recheado de aventura, emoção e acima de tudo bastante convívio.

 

2013

Hora do Abutre foi o programa que animava todas as quintas-feiras, com boa música e disposição os ouvintes da Rádio Dueça. Dando a promover a Associação Abutrica, nas suas diversas actividades.

Com a evolução crescente da nova modalidade em Portugal (trail running), surge um projecto piloto a nível nacional da Associação Abutrica, a Abutres Trail Running School. Com o objectivo essencial de consciencializar as crianças para o meio que nos rodeia e as suas fragilidades. Esta modalidade expande-se em várias vertentes e é criada uma feira de material desportivo (inserida nos Trilhos dos Abutres), a Expotrail (sendo, até ao momento, a com maior número de expositores em Portugal).

 

2014

Abutres BTT surge através do crescente número de sócios, amantes desta modalidade. Aproveitando alguns dos trilhos técnicos da prova de trail, os participantes conseguem desfrutar momentos únicos que a Serra da Lousã nos oferece. 

 

2015

O Centro de Estágio de Trail Running surge como um projecto pioneiro em Portugal levado a cabo pela Associação Abutrica, numa parceria com a Câmara Municipal de Miranda do Corvo, Aldeias do Xisto, Juntas de Freguesia de Vila Nova e Miranda do Corvo e Baldios de Vila Nova.

Quatorze percursos cicláveis, num total de cerca de 230 Km, com 4 níveis de dificuldade, permitem percorrer na totalidade do concelho de Miranda do Corvo.

2019

“O sonho comanda a vida” e realizamos o 2019 Trail World Championships. Foram 2 anos de grande empenho e dedicação, para que nada faltasse. Milhares de pessoas assistiram à prova em vários pontos do percurso, tornando-se verdadeiramente…inédito e épico.

O ano termina com a celebração dos 10 anos da Associação Abutrica, que na primeira edição da Gala do Desporto (organizada pelo Município de Miranda do Corvo), vence o prémio de “Associação do Ano” e “Treinador do Ano”.